Carregando

Carregando

Gestão Financeira

Gestão Financeira

O seu negócio pode ser sim uma grande ideia, mas se você não souber controlar o volume de recursos que entram e saem da empresa, você poderá encontrar grandes dificuldades.

O quê!? Você é daqueles que não gosta de números? Odeia matemática e qualquer coisa relacionada a ela?

Bom, o meu objetivo é despertar em você uma reflexão para que mude um pouco essa visão e perceba a real importância de conhecer os conceitos fundamentais de uma boa Gestão Financeira.
Além das estratégias, das pessoas, dos processos, do marketing e dos custos serem muito importante para a empresa, é pela falta de recursos financeiros ou pelo mal gerenciamento deles que a empresa pode vir a fechar as portas.
É importante encarar a Gestão Financeira como mais umas das habilidades que você empresário, dono de negócio, e até mesmo na proposta de trabalho autônomo precisa desenvolver, para melhorar a saúde dos negócios e das vidas envolvidas no projeto.
Para ter sucesso e conseguir alcançar os objetivos é preciso conversar sobre:

  • Controle Financeiro
  • Movimento de Caixa
  • Contas a Receber
  • Contas a Pagar
  • Fluxo de Caixa

O recurso financeiro que precisa ser controlado é o conjunto de todas as entradas no caixa da empresa, que vamos chamar de Movimento de Caixa. O movimento do caixa é proveniente das vendas ou serviços prestados aos clientes, mas também, pode ser resultado da venda de máquinas, veículos da empresa ou de empréstimos realizados. Estes recursos podem ser em: dinheiro, cheque à vista, cheque pré-datado, cartão de crédito ou débito, duplicatas ou ainda o conhecido “fiado” ou “notinha” ou “crediário”.

Os recursos financeiros da empresa NÃO DEVEM SER CONFUNDIDOS E MUITO MENOS MISTURADOS com os Recursos Financeiros e Patrimoniais dos empresários.


Na sequência é preciso manter o equilíbrio entre os recursos financeiros disponíveis imediatamente (dinheiro, duplicata, cheque à vista, cartão débito) e os recursos financeiros à receber - futuro (cheque pré-datado, cartão de crédito, duplicatas e crediário). Com estas informações organizadas você terá controle do movimentos de caixa e contas a receber.


A próxima etapa é a seguinte, toda empresa para funcionar precisa comprar produtos e serviços de outras pessoas e empresas, e estas atividades geram compromissos financeiros que temos que cumprir, são as chamadas contas a pagar. Estes compromissos normalmente possuem um documento de comprovação que facilita e agiliza a montagem do controle de contas a pagar. Os mais comuns são os boletos bancários e cheques pré-datados.
Uma forma bastante utilizada para controlar as contas a pagar é registrá-las em planilhas de acordo com fornecedor, tipo de documento (boleto ou cheque), nº do documento, data de vencimento e valor do documento. Os pagamentos podem ser realizados de várias formas:

  • Em carteira: quando o seu fornecedor vem até a sua empresa e cobra pessoalmente.
  • Boleto Bancário: o banco ou o fornecedor encaminha para a sua empresa um boleto bancário que deve ser pago no banco ou via internet, na data do vencimento.
  • Cheques pré-datados: o pagamento é realizado com cheque da empresa, sendo que o credor se compromete em depositar ou descontar o cheque somente na data acordada entre as partes.

Pode até parecer um pouco complexo e metódico organizar todas estas informações e talvez você até pense em ser um exagero, ou até mesmo desnecessário.Mas sabe porque é importante?


Porque o resultado destas informações é que lhe permite conhecer a realidade do seu negócio, ou seja, o seu fluxo de caixa é o que lhe direciona e lhe permite tomar decisões e escolhas coerentes, alinhadas com o planejamento estratégico, que pode ser, semanal, mensal e anual.
Com esta visão do “todo” você pode planejar a solução de possíveis problemas, você pode tomar decisões mais tranquilas evitando “sustos” ou decisões pouco fundamentadas.
Uma boa gestão financeira é aquela que busca sempre o equilíbrio das disponibilidades dos recursos financeiros e o equilíbrio emocional das pessoas envolvidas no negócio, fazendo com que não faltem recursos no curto prazo e possibilite a empresa de realizar investimentos que se fizerem necessários no longo prazo.


Fica a dica: O Excel é um forte aliado na organização de todas estas informações.
Eu particularmente sou suspeita, pois sou apaixonada por levantar estas informações e quantifica-las em Excel.

Um forte Abraço e até a próxima...