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Mentoria em Grupo: entendendo a gestão financeira da sua empresa

Mentoria em Grupo: entendendo a gestão financeira da sua empresa

O financeiro é o coração de uma empresa e, assim como no corpo humano, ele precisa estar funcionando perfeitamente e no ritmo adequado para manter a vida.

O fluxo de sangue é bombeado pelo coração para todo o corpo garantindo o seu funcionamento. Esse é um ótimo paralelo com o fluxo financeiro, pois é ele que mantém a empresa funcionando sem sofrimento ou grandes problemas.

Mas para que isso aconteça é preciso cuidar da saúde, fazer acompanhamento e entender como tudo funciona. E isso requer tempo e dedicação.

Não é fácil manter a saúde em dia, porém é muito recompensador.

Cuidar do departamento financeiro também não é tarefa simples, no entanto, quando é feito com disciplina traz muitos benefícios e aumenta o poder de decisão do empresário.

Esse foi o tema do primeiro encontro do projeto de Mentoria em Grupo: Gestão Financeira. O projeto é composto por 6 encontros em que são abordados os principais temas da administração: Gestão Financeira, Gestão de Pessoas, Gestão Estratégica, Marketing, Gestão Comercial e Inovação nos Negócios.

Se quiser saber mais sobre a Mentoria em Grupo ou participar das próximas turmas fala com a gente =)

O objetivo desse artigo é justamente esclarecer um pouco mais sobre Gestão Financeira e apresentar seus principais instrumentos, deixando um gostinho do que foi o primeiro encontro da Mentoria em Grupo. Vamos lá?

Durante o encontro de Gestão Financeira foram abordados assuntos que algumas vezes tiram o sono do empreendedor e outras vezes os deixam felizes e realizados. Bateu a curiosidade? Vem ver do que se trata.

Balancete Gerencial

Esse é um instrumento estratégico, uma vez que demonstra com detalhes todo o resultado da empresa. Ele serve como uma fotografia da realidade financeira da organização em determinado momento.

Nessa ferramenta, o gestor pode visualizar o total de receitas e despesas, assim como o saldo e o percentual de lucros do mês ou do ano, podendo identificar se ela está saudável ou não.

Se o seu balancete gerencial ainda não mostra essas informações é preciso ajustá-lo para que isso aconteça. Se você ainda não tem um, aproveite para começar hoje.

Isso vai aumentar seu poder de decisão!

Fluxo de Caixa ou Conta Dinheiro

O fluxo de caixa é utilizado para controlar a movimentação de dinheiro em espécie do seu caixa. Essas entradas e saídas devem ser contabilizadas no balancete gerencial, também. Registre tudo, até mesmo o cafezinho que você pagou para um cliente.

Tenha atenção as transferências de dinheiro entre contas. Elas são apenas transferências e normalmente servem para pagar alguma despesa. Tome cuidado para não confundir.

Margem de Lucros

A margem de lucros diz respeito ao percentual de lucros que você deseja ter sobre a venda de um produto ou a prestação de um serviço. Esse percentual deve ser acrescentado no momento da formação de preços.

Todos os custos e descontos não considerados na formação de preços acabam saindo da margem de lucros.

Dica: pesquisa a margem praticada no seu nicho de mercado.

Formação de Preços

Se o financeiro é o coração da empresa, a formação de preços é a aorta principal, por assim dizer. Ela é que garante a movimentação do sangue para o coração e todo o restante do corpo. Sua formação de preços precisa assegurar um fluxo financeiro favorável à empresa.

Você deve investir um tempo para entender a fundo seus custos e despesas a fim de elaborar um preço justo e assertivo para cada produto ou serviço que oferece.

Aproveito para esclarecer a diferença entre custos e despesas:

  • Custos variáveis: são todos os custos relacionados diretamente a comercialização do produto ou serviço e que variam conforme a quantidade vendida, como por exemplo, a compra de mercadorias, impostos, frete, comissões e etc.
  • Despesas fixas: são todas as despesas que precisam ser pagas mesmo que você não faça nenhuma venda, como por exemplo, salários, aluguel, alimentação e etc.

Vale ressaltar que o preço não está relacionado somente com os números, pois o cliente considera o valor percebido antes de decidir pela compra. Ou seja, para formar o seu preço pesquise o mercado e entenda o quanto seu cliente está disposto a pagar. Considere os valores qualitativos agregados pela sua empresa e o perfil do seu cliente.

E por último falamos sobre Ponto de Equilíbrio

Conhecer o ponto de equilíbrio da sua empresa é fundamental para uma boa estratégia de crescimento. É sobre ele que o gestor vai traçar seu planejamento futuro referente as receitas e despesas, considerando que a empresa precisa ter um faturamento mínimo para se manter viva e pulsante. Esse é o ponto de equilibrio: o quanto precisa ser vendido para que o empresário tenha o retorno desejado.

Afinal, a empresa existe para dar lucros e todos trabalham para que ele seja o melhor possível.

Ufa! Quanta informação até aqui.

Mas, não se desespere. Sempre é tempo de decidir ter uma vida, ops, empresa, saudável =)

Deixamos um gostinho do que foi o encontro de Gestão Financeira. Vem ver!