Uma das grandes dificuldades encontradas nos dias de hoje é a capacidade para gerenciar o próprio tempo. Todos nós temos 24 horas! E não conseguimos guardá-lo. Portanto, só nos resta aprender a administrar a nós mesmos em relação ao tempo para sermos mais produtivos e eficazes.
Hoje muitos profissionais se queixam em relação ao stress, afirmando que o tempo é curto para tudo o que precisam fazer. Assim, para manter um bom relacionamento com o tempo você deve perceber primeiro, quais dificuldades encontra para usá-lo de maneira adequada.
É importante identificar quais tarefas estão pendentes e estabelecer a prioridade de cada uma delas. Não existe nenhuma técnica milagrosa, nenhum aplicativo ou agenda eletrônica que resolva o problema da má administração do tempo se não houver disciplina e planejamento.
Para administrar o tempo é preciso somente organizar-se. Mapear e identificar o que é importante e de que forma cada coisa pode ser feita.
Veja abaixo algumas dicas para organizar melhor o seu tempo:
1) Faça um planejamento semanal
A falta de planejamento semanal acaba levando a pessoa a adiar tarefas que acabam acumulando-se.
2) Evite a procrastinação
Resolva as situações por partes. Adote o Depósito Tem Que, ou seja, anote tudo o que você precisa fazer em um caderno, aplicativo ou bloco de notas. O importante aqui é tirar as preocupações da cabeça. Consulte o Depósito Tem Que diariamente.
3) Ferramentas auxiliares
Existe uma infinidade de ferramentas que podem ajudar no processo de organização do tempo: agenda convencional, celular, Google Calendar, planilhas e etc.
4) Mantenha o equilíbrio
Essa é uma palavrinha chave na gestão do tempo. Não deixe de reservar tempo para o lazer, a família, os cuidados pessoais, pessoal, fazer atividade física e etc.
5) Tenha objetivos claros
É importante ter uma visão clara de suas metas e objetivos pessoais e profissionais.
6) Pratique a organização
Crie o hábito de diariamente organizar sua agenda e suas prioridades.
7) Delegue tudo o que puder
Crescimento pessoal e profissional não significa ter que abraçar o mundo sozinho, delegue funções.
8) Aprenda a dizer não
Aprenda a dizer não para que seu dia renda e seja mais produtivo. É preciso avaliar a situação antes de aceitá-la.
Todos nós dispomos da mesma quantidade de tempo diária e a forma como as utilizamos justifica nossos resultados e nos diferencia.
Temos a sensação constante de que o tempo acelerou e os dias parecem menores. Quando se vê, mais um mês ou um ano se passou e diante da rotina e das atividades do dia a dia observamos que a angústia ou a frustração podem nos visitar, pois não conseguimos fazer tudo o que planejamos.
Assim, é fundamental tomar consciência de que administrar o tempo é administrar a própria vida. No começo não é algo tão simples assim, principalmente para àquelas pessoas que são “desorganizadas” ou vivem inventando “desculpas”.
Esse é um exercício que exige persistência e prática no seu dia a dia! Portanto comece agora, não deixe o tempo passar, crie o hábito e logo você obterá bons resultados.