Engana-se quem pensa que uma empresa nasce quando ela tem um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou uma estrutura física. Uma empresa nasce e se fortalece quando ela tem um time, ou seja, um grupo de pessoas que a fazem acontecer.
Além dos colaboradores, uma empresa tem seus clientes, fornecedores e parceiros. Isso quer dizer que você está rodeado de pessoas para dedicar seu tempo e atenção de empreendedor.
Por outro lado, é gratificante quando as pessoas que convivem conosco crescem junto e apreciam a nossa companhia. Uma vez que se experimenta isso não se quer outra coisa.
Pode até parecer difícil lidar com as pessoas e atender a todas essas expectativas, no entanto, essa é uma área da administração repleta de metodologias, ferramentas e dicas práticas para fazer com que o empresário alcance sucesso nessa área.
Dada a importância, esse foi o tema do segundo encontro da Mentoria Empresarial em Grupo: Gestão de Pessoas.
Durante o encontro foram abordados os seguintes assuntos:
- Autoconhecimento
- Liderança
- Recrutamento e seleção
- Comunicação
- Cultura e clima organizacional
- Feedback
- Plano de Desenvolvimento Individual
Autoconhecimento
Para promover o autoconhecimento nós utilizamos com frequência o teste do MBTI - Myers Briggs Indicator. Esse é um teste que considera as características individuais e, principalmente, a polaridade de cada uma delas.
Liderança
As atitudes de liderança estão calçadas no exemplo. Um líder é aquele que cativa as pessoas e as inspira a fazer sempre o melhor.
A posição de liderança não está vinculada a um cargo ou status de superioridade, isto é, nem todo chefe é líder (sendo que todo chefe deveria ser líder). Uma pessoa pode se destacar como líder somente por influenciar e inspirar os outros a sua volta.
A Endeavor Brasil listou 8 atitudes de um bom líder. São elas:
- Desenvolver autoconhecimento
- Manter a coerência entre o que faz e o que fala
- Democratizar informações
- Saber delegar e comunicar expectativas
- Saber lidar com as peculiaridades de cada membro do time
- Oferecer desafios
- Ser humilde
- Preparar sucessores
Como se sabe, a vida é um só, tanto pessoal quanto profissional. Assim, vale a pena refletir sobre os exemplos que quer deixar para as pessoas que convivem com você.
Recrutamento e Seleção
Encontrar a pessoa certa para trabalhar na sua empresa não é algo fácil. Mas, felizmente, existem processos que ajudam a chegar mais perto do tipo de colaborador que se deseja.
O processo de recrutamento e seleção tem esse papel, uma que vez que ele não é negligenciado pelo gestor. Esse processo tem algumas etapas fundamentais: atrair, triar, selecionar e contratar. Cada qual com sua importância substancial.
Comunicação
A comunicação ou a falta dela sempre está presente na lista de queixas dos colaboradores. Em algumas empresas ela até existe mas é conduzida de forma indireta, incoerente e confusa.
Por outro lado, não existem grandes segredos para se cultivar a comunicação positiva.
O autor Dale Carnegie em seu livro Como fazer amigos e influenciar pessoas aborda esse tema com maestria e simplicidade. Vale a pena conferir.
Cultura e Clima Organizacional
Falar de comunicação sem falar de cultura e clima é impossível.
A cultura da empresa é sua identidade, ou seja, a imagem do que ela deseja passar para as pessoas que estão dentro e fora do seu ambiente.
Quando a empresa cresce ela tende a perder sua essência, pois cada pessoa que entrar leva consigo sua bagagem pessoal e por isso é tão importante definir qual é o propósito de vida da empresa e deixar isso bem claro para toda a equipe. As novas contratações devem ser alinhadas com a sua cultura.
Já o clima é o indicador de satisfação dos colaboradores e ele deve ser medido periodicamente. Acompanhado dessa medição deve vir um plano de ação para implementar as melhorias necessárias, quando identificadas.
Feedback e PDI - Plano de Desenvolvimento Individual
Para fechar com chave de ouro apresentamos o feedback. Muitas pessoas encaram esse processo com estranheza e até mesmo medo. No entanto, esse é um artifício poderoso para que o colaborador cresça junto com a empresa. Ele deve ser feito periodicamente, também, e de forma individual. Durante esse processo deve-se ouvir a pessoa, dizer claramente o que precisa ser melhorado, elogiar e criar um plano de ação para que ela se desenvolva dentro da empresa.
Esse plano é o PDI - Plano de Desenvolvimento Individual. Com ações práticas, prazos e responsáveis esse documento auxilia nos pontos fracos a serem melhorados pelo colaborador. Vale lembrar que a empresa tem papel fundamental nesse plano promovendo as condições necessárias e possíveis para que as ações efetivamente saiam do papel.
Esses são apenas alguns assuntos do tema de Gestão de Pessoas. O que precisa ficar claro para o empreendedor é que Recursos Humanos vai além do Departamento de Pessoal, aquele que é responsável pela folha de pagamento e livro ponto, no sentido de que as pessoas requerem atenção, reconhecimento e comunicação.
Não esqueça que ao lidar com sua equipe você está lidando com sentimentos, frustrações, expectativas e medos. Seja gentil e se preocupe com elas.
Para finalizar deixamos abaixo alguns registros do nosso encontro da mentoria empresarial em grupo com o tema Gestão de Pessoa que aconteceu no dia 08/02/2018.