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Mentoria em Grupo: o pilar da Gestão de Pessoas

Mentoria em Grupo: o pilar da Gestão de Pessoas

Engana-se quem pensa que uma empresa nasce quando ela tem um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) ou uma estrutura física. Uma empresa nasce e se fortalece quando ela tem um time, ou seja, um grupo de pessoas que a fazem acontecer.

 

Além dos colaboradores, uma empresa tem seus clientes, fornecedores e parceiros. Isso quer dizer que você está rodeado de pessoas para dedicar seu tempo e atenção de empreendedor.

 

Por outro lado, é gratificante quando as pessoas que convivem conosco crescem junto e apreciam a nossa companhia. Uma vez que se experimenta isso não se quer outra coisa.

 

Pode até parecer difícil lidar com as pessoas e atender a todas essas expectativas, no entanto, essa é uma área da administração repleta de metodologias, ferramentas e dicas práticas para fazer com que o empresário alcance sucesso nessa área.

 

Dada a importância, esse foi o tema do segundo encontro da Mentoria Empresarial em Grupo: Gestão de Pessoas. 

 

Durante o encontro foram abordados os seguintes assuntos:

  • Autoconhecimento
  • Liderança
  • Recrutamento e seleção
  • Comunicação
  • Cultura e clima organizacional
  • Feedback
  • Plano de Desenvolvimento Individual

Autoconhecimento

Para promover o autoconhecimento nós utilizamos com frequência o teste do MBTI - Myers Briggs Indicator. Esse é um teste que considera as características individuais e, principalmente, a polaridade de cada uma delas.

 

Liderança

As atitudes de liderança estão calçadas no exemplo. Um líder é aquele que cativa as pessoas e as inspira a fazer sempre o melhor. 

A posição de liderança não está vinculada a um cargo ou status de superioridade, isto é, nem todo chefe é líder (sendo que todo chefe deveria ser líder). Uma pessoa pode se destacar como líder somente por influenciar e inspirar os outros a sua volta.

 

A Endeavor Brasil listou 8 atitudes de um bom líder. São elas:

  1. Desenvolver autoconhecimento
  2. Manter a coerência entre o que faz e o que fala
  3. Democratizar informações
  4. Saber delegar e comunicar expectativas
  5. Saber lidar com as peculiaridades de cada membro do time
  6. Oferecer desafios
  7. Ser humilde
  8. Preparar sucessores

 

Como se sabe, a vida é um só, tanto pessoal quanto profissional. Assim, vale a pena refletir sobre os exemplos que quer deixar para as pessoas que convivem com você.

Recrutamento e Seleção

Encontrar a pessoa certa para trabalhar na sua empresa não é algo fácil. Mas, felizmente, existem processos que ajudam a chegar mais perto do tipo de colaborador que se deseja. 

O processo de recrutamento e seleção tem esse papel, uma que vez que ele não é negligenciado pelo gestor. Esse processo tem algumas etapas fundamentais: atrair, triar, selecionar e contratar. Cada qual com sua importância substancial.

Comunicação

A comunicação ou a falta dela sempre está presente na lista de queixas dos colaboradores. Em algumas empresas ela até existe mas é conduzida de forma indireta, incoerente e confusa. 

Por outro lado, não existem grandes segredos para se cultivar a comunicação positiva. 

O autor Dale Carnegie em seu livro Como fazer amigos e influenciar pessoas aborda esse tema com maestria e simplicidade. Vale a pena conferir.

Cultura e Clima Organizacional

Falar de comunicação sem falar de cultura e clima é impossível.

A cultura da empresa é sua identidade, ou seja, a imagem do que ela deseja passar para as pessoas que estão dentro e fora do seu ambiente. 

 

Quando a empresa cresce ela tende a perder sua essência, pois cada pessoa que entrar leva consigo sua bagagem pessoal e por isso é tão importante definir qual é o propósito de vida da empresa e deixar isso bem claro para toda a equipe. As novas contratações devem ser alinhadas com a sua cultura.

 

o clima é o indicador de satisfação dos colaboradores e ele deve ser medido periodicamente. Acompanhado dessa medição deve vir um plano de ação para implementar as melhorias necessárias, quando identificadas.

Feedback e PDI - Plano de Desenvolvimento Individual

Para fechar com chave de ouro apresentamos o feedback. Muitas pessoas encaram esse processo com estranheza e até mesmo medo. No entanto, esse é um artifício poderoso para que o colaborador cresça junto com a empresa. Ele deve ser feito periodicamente, também, e de forma individual. Durante esse processo deve-se ouvir a pessoa, dizer claramente o que precisa ser melhorado, elogiar e criar um plano de ação para que ela se desenvolva dentro da empresa.

 

Esse plano é o PDI - Plano de Desenvolvimento Individual. Com ações práticas, prazos e responsáveis esse documento auxilia nos pontos fracos a serem melhorados pelo colaborador. Vale lembrar que a empresa tem papel fundamental nesse plano promovendo as condições necessárias e possíveis para que as ações efetivamente saiam do papel.

 

Esses são apenas alguns assuntos do tema de Gestão de Pessoas. O que precisa ficar claro para o empreendedor é que Recursos Humanos vai além do Departamento de Pessoal, aquele que é responsável pela folha de pagamento e livro ponto, no sentido de que as pessoas requerem atenção, reconhecimento e comunicação.

 

Não esqueça que ao lidar com sua equipe você está lidando com sentimentos, frustrações, expectativas e medos. Seja gentil e se preocupe com elas.

 

Para finalizar deixamos abaixo alguns registros do nosso encontro da mentoria empresarial em grupo com o tema Gestão de Pessoa que aconteceu no dia 08/02/2018.