A estratégia é um assunto que, normalmente, é negligenciado pelos empresários. Por parecer algo complexo e difícil de executar, muitos não separam o tempo necessário e importante para pensar na estratégia da empresa.
Durante o encontro de Gestão Estratégica nós procuramos desmistificar esse assunto e mostrar para os empreendedores como um planejamento estratégico pode ser feito na prática.
Além disso, demonstramos o quanto é importante saber o caminho a trilhar, pois quando não se sabe, qualquer direção parece a certa.
O Planejamento Estratégico proporciona uma visão de longo prazo, sendo um resumo dos objetivos estratégicos da empresa com metas, prazos e responsáveis.
Podemos fazer um paralelo muito interessante com os jogos de estratégia.
A exemplo do jogo de xadrez em que o jogador que conta com a estratégia tem muito mais chances de ganhar, é também na empresa. Os empresários de sucesso não contam com a sorte e sim com uma boa estratégia de negócios trabalhando a favor da empresa.
Um bom Planejamento Estratégico tem muitas vantagens, dentre elas:
- Maior poder para tomada de decisão
- Visão de longo prazo para mudança de rota
- Ideias aliadas a prática
- Análise da realidade da empresa
- Análise do futuro da empresa
- Comprometimento de toda equipe para o alcance dos objetivos estratégicos
Na prática
O Planejamento Estratégico deve ser feito para um período determinado. Médias e pequenas empresas podem fazer para um ano, ou seja, ao final de cada ano deve-se iniciar o planejamento do ano seguinte. O ideal é começar o ano novo com o Planejamento Estratégico finalizado.
Faça esse processo com toda sua equipe ou com representantes de todas as áreas, pois quando as pessoas são envolvidas o comprometimento na busca pelos resultados aumenta consideravelmente.
Elencamos abaixo as principais etapas do planejamento estratégico:
1) Defina ou revisite a Missão, Visão e Valores da sua empresa.
Se você já tem esses três itens definidos somente revisite para reforçar. Mas se ainda não tem, esse é um ótimo momento para fazê-los.
A Missão é razão de existir da empresa, enquanto que a Visão é algo almejado pela empresa. A Missão não muda, enquanto que a Visão pode mudar sempre que ela é atingida.
2) Matriz SWOT
Esse é um tópico para um post inteiro. Vamos tentar resumir.
O grande objetivo da Matriz SWOT é analisar todas as perspectivas da empresa.
Mais conhecida no Brasil como Matriz FOFA ela avalia:
Ambiente interno: questões que podem ser modificadas pelas empresa.
Forças: momento de listar todas as vantagens competitivas da empresa.
Fraquezas: momento de relacionar todas as questões internas que influenciam negativamente no resultado da empresa.
Ambiente externo: questões que não podem ser alteradas pela empresa.
Oportunidades: liste todas as oportunidades que a empresa visualizar a sua volta.
Ameaças: momento de enumerar todas as ameaças do ambiente externo que podem de alguma forma afetar negativamente o desempenho da empresa.
A partir dessa análise será possível elaborar os objetivos estratégicos.
3) Objetivos estratégicos
Os objetivos estratégicos devem ser pensados para fortalecer ainda mais a empresa e para eliminar ou mitigar fraquezas e ameaças.
Cada objetivo será subdivido em metas alcançáveis através do Plano de Ação.
4) Plano de Ação
O Plano de Ação é a ferramenta que dará vida e execução ao Planejamento Estratégico.
É nele que serão definidas as ações, responsáveis, datas e indicadores.
Os indicadores são imprescindíveis para a verificação do alcance dos resultados.
Ao seguir essas 4 etapas você terá em mãos um arsenal altamente competitivo para levar sua empresa a outro patamar de gestão.
Invista o tempo necessário para fazê-los e faça com zelo e atenção.
Depois você nos conta o resultado =)
Deixamos abaixo algumas imagens do nosso encontro que Gestão Estratégica da Mentoria Empresarial em Grupo para que você conheça o projeto um pouco mais.