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Mentoria em Grupo: Gestão Comercial e de Vendas

Mentoria em Grupo: Gestão Comercial e de Vendas

A gestão comercial foi o assunto do quinto encontro da mentoria empresarial em grupo.

Como complemento do tema de Marketing, o comercial chega para ajudar o empresário a efetivar a venda.

 

Dentro do guarda- chuva da gestão comercial tem-se duas funções, por assim dizer: comercial e vendas.

 

Eles até parecem a mesma coisa mas não são. Vamos entender melhor.

 

Comercial

Setor ou função que faz toda gestão das vendas. A essa área cabe definir metas, elaborar planos e promoções para alavancar as vendas.

Além de planejar, a área comercial acompanha os resultados com frequência para que se possa mudar a rota de ação caso seja necessário.

Cabe ao gestor comercial organizar, distribuir e comunicar a equipe de vendas.

 

Vendas

Essa área é aquela responsável por efetivar venda.

A equipe de vendas esta em contato direto com os clientes e vivenciado diariamente o que chamamos de momento da verdade.

 

No processo de venda o vendedor só tem uma chance de causar uma primeira boa impressão.

O momento da verdade também é aquele em que se executa o serviço ou quando o cliente está usufruindo do produto.

 

O cliente está a todo momento avaliando o atendimento, a estrutura e o comportamento do seu negócio. Desde quando ele tem a necessidade de entrar em contato com você até o momento que ele volta para casa depois da compra.

 

Esse processo faz parte da gestão comercial e o empreendedor deve olhá-lo como um todo.

 

A gestão comercial deve estar alinhada com a equipe de marketing pois aqui existe um velho dilema: vender o que não pode ser entregue.

Só se deve fazer esforços de vendas dentro das possibilidades de entrega e por tanto a conversa entre essas duas áreas é fundamental para o sucesso da empresa.

 

Em empresas menores é comum que a mesma pessoa execute todas as funções. Em alguns casos somente a equipe de vendas é separada. Isso não é um problema desde que não se negligencie as funções ou que alguma delas sofra com a sobrecarga de trabalho.

 

Mais uma vez vale reforçar quel é o processo adequado para a gestão comercial: planejar, comunicar e vender.

 

E por último mas não menos importante a gestão comercial é responsável por “mimar” o cliente. Pensar em estratégias para fazer com que se sinta único faz com que ele se torne um cliente fiel e promotor da sua empresa. E quem não quer que isso aconteça, não é mesmo?

 

Fique com alguns registros do nosso encontro de gestão comercial da mentoria empresarial em grupo.