A gestão comercial foi o assunto do quinto encontro da mentoria empresarial em grupo.
Como complemento do tema de Marketing, o comercial chega para ajudar o empresário a efetivar a venda.
Dentro do guarda- chuva da gestão comercial tem-se duas funções, por assim dizer: comercial e vendas.
Eles até parecem a mesma coisa mas não são. Vamos entender melhor.
Comercial
Setor ou função que faz toda gestão das vendas. A essa área cabe definir metas, elaborar planos e promoções para alavancar as vendas.
Além de planejar, a área comercial acompanha os resultados com frequência para que se possa mudar a rota de ação caso seja necessário.
Cabe ao gestor comercial organizar, distribuir e comunicar a equipe de vendas.
Vendas
Essa área é aquela responsável por efetivar venda.
A equipe de vendas esta em contato direto com os clientes e vivenciado diariamente o que chamamos de momento da verdade.
No processo de venda o vendedor só tem uma chance de causar uma primeira boa impressão.
O momento da verdade também é aquele em que se executa o serviço ou quando o cliente está usufruindo do produto.
O cliente está a todo momento avaliando o atendimento, a estrutura e o comportamento do seu negócio. Desde quando ele tem a necessidade de entrar em contato com você até o momento que ele volta para casa depois da compra.
Esse processo faz parte da gestão comercial e o empreendedor deve olhá-lo como um todo.
A gestão comercial deve estar alinhada com a equipe de marketing pois aqui existe um velho dilema: vender o que não pode ser entregue.
Só se deve fazer esforços de vendas dentro das possibilidades de entrega e por tanto a conversa entre essas duas áreas é fundamental para o sucesso da empresa.
Em empresas menores é comum que a mesma pessoa execute todas as funções. Em alguns casos somente a equipe de vendas é separada. Isso não é um problema desde que não se negligencie as funções ou que alguma delas sofra com a sobrecarga de trabalho.
Mais uma vez vale reforçar quel é o processo adequado para a gestão comercial: planejar, comunicar e vender.
E por último mas não menos importante a gestão comercial é responsável por “mimar” o cliente. Pensar em estratégias para fazer com que se sinta único faz com que ele se torne um cliente fiel e promotor da sua empresa. E quem não quer que isso aconteça, não é mesmo?
Fique com alguns registros do nosso encontro de gestão comercial da mentoria empresarial em grupo.