Carregando

Carregando

A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA NA GESTÃO FINANCEIRA

A IMPORTÂNCIA DO FLUXO DE CAIXA NA GESTÃO FINANCEIRA
Com o desenvolvimento tecnológico e com as oscilações na economia, muitas empresas estão passando por dificuldades e incertezas, e o equilíbrio financeiro depende de uma boa gestão financeira.
 
Um bom gestor deve saber administrar sua empresa com sabedoria, obtendo informações claras e objetivas para a correta tomada de decisões. Uma das ferramentas que podem auxiliar os gestores e que muitos não têm conhecimento é o fluxo de caixa.
 
O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes para a tomada de decisões. Ela é capaz de identificar a necessidade da empresa em gerar receitas suficientes para honrar seus compromissos e responsabilidades em um determinado tempo e apresenta todos os valores que a entidade recebeu e todos os valores que pagou.
 
Para entendermos melhor a importância do fluxo de caixa na gestão financeira, precisamos compreender o que é fluxo de caixa e como ele pode auxiliar na tomada de decisões.
 
O QUE É FLUXO DE CAIXA?
 
Fluxo de caixa é um instrumento de controle financeiro que permite visualizar com clareza as receitas e despesas de uma entidade em um determinado período identificando com rapidez eventuais sobras ou faltas de recursos. 
 
É uma das ferramentas mais simples utilizadas na gestão financeira. Através de uma análise do fluxo de caixa é possível identificar se a empresa vai precisar captar ou aplicar seu dinheiro. 
 
Pode-se dizer que este é um controle capaz de organizar a empresa financeiramente e garantir o sucesso do empreendimento. Um fluxo de caixa realizado incorretamente prejudica a empresa. 
Um bom exemplo disso, é o não lançamento correto das obrigações e quando chega o dia do pagamento a empresa não tem dinheiro para cumprir com suas obrigações. Por isso, a importância de verificar se todas as receitas e despesas foram lançadas perfeitamente.
 
POR QUE O FLUXO DE CAIXA É IMPORTANTE?
 
Esta ferramenta de controle financeiro oferece a empresa a possibilidade de decidir com maior precisão. Abaixo veja como o fluxo de caixa pode auxiliar no controle de uma empresa:
 
Planejar e controlar entradas e saídas em um período determinado;
Oportunidades para investimentos;
O momento adequado para reposição de estoques;
Descobrir se a empresa está trabalhando com aperto ou folga financeira;
Verificar em que está gastando mais;
Assegurar seu controle financeiro;
Antecipar decisões quanto à falta ou à sobra de dinheiro;
Verificar a possibilidade de realizar promoções e liquidações;
A necessidade de obtenção de empréstimos;
Garante um planejamento financeiro;
Apoia o processo na tomada de decisões;
 
Desta forma, pode-se afirmar que no mundo da gestão financeira o fluxo de caixa é imprescindível. É necessário acompanhar e controlar regularmente os recursos da empresa. Sendo assim, ter um controle financeiro permite que sua empresa cresça cada vez mais.
 
E então? Como está o fluxo de caixa da sua empresa? Conseguiu compreender a importância?